sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Semana da Arte Moderna

Sacudindo as estruturas
da arte tupiniquim
     A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de Sгo Paulo, contou com a participaзгo de escritores, artistas plбsticos, arquitetos e mъsicos.
     Seu objetivo era renovar o ambiente artнstico e cultural da cidade com "a perfeita demonstraзгo do que hб em nosso meio em escultura, arquitetura, mъsica e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
     A produзгo de uma arte brasileira, afinada com as tendкncias vanguardistas da Europa, sem contudo perder o carбter nacional, era uma das grandes aspiraзхes que a Semana tinha em divulgar.
Independкncia e sorte
     Esse era o ano em que o paнs comemorava o primeiro centenбrio da Independкncia e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertando-o das amarras que o prendiam aos padrхes estrangeiros.
     Seria, entгo, um movimento pela independкncia artнstica do Brasil.
     Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam jб influenciados esteticamente por tendкncias e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificaзхes pуs-impressionistas.
     Atй aн, nenhuma novidade nem renovaзгo. Mas, partindo desse ponto, pretendiam utilizar tais modelos europeus, de forma consciente, para uma renovaзгo da arte nacional, preocupados em realizar uma arte nitidamente brasileira, sem complexos de inferioridade em relaзгo а arte produzida na Europa.
Um grupo importante
de renovadores
     De acordo com o catбlogo da mostra, participavam da Semana os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inбcio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos;
     Marcavam presenзa, ainda, Victor Brecheret, Hildegardo Leгo Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura.
     Alйm disso, havia escritores como Mбrio de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sйrgio Milliet, Plнnio Salgado, Ronald de Carvalho, Бlvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida.
      Na mъsica, estiveram presentes nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernвni Braga e Frutuoso Viana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário